segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Estudante Digital


A importância da oralidade e escrita na Internet


A língua é um organismo vivo de intercâmbio cultural que nasce e evolui conforme as necessidades humanas, bem como uma instituição social pela qual o homem se expressa, constrói sua identidade sociocultural seja através da oralidade ou da escrita, assim, a língua lhe proporciona constantemente diversas situações de interação com os outros e o meio em que convive.
E a integração da oralidade e da escrita na Internet trouxe novas perspectiva para o desenvolvimento do homem em todos os aspectos, pois a Internet é um dos meios de comunicação mais utilizado nos últimos tempos. E aliando-a as ações pedagógicas poderão surgir novos horizontes ao processo ensino-aprendizagem, porque segundo a concepção a seguir:
A aprendizagem contida no código “internético” não segrega, ela agrega o internauta e suas diferentes contribuições à língua em ambientes diferentes como fórum, Chat, criação de sites, salas de bate-papo. Os internautas lêem e escrevem mais do que a média, logo a “ficha tem cair”, e devemos reconsiderar e organizar nossos procedimentos também pedagógicos, pois estamos diante de novos espaços de formulação e produção do pensamento em comunidade, em rede (NUNES).

Esse fragmento evidencia a importância do computador no contexto escolar, em especial a Internet como recurso pedagógico, uma vez que ela oferece informações aos jovens em linguagem diversificada, que dão significado ao ato interativo de aprendizagem, levando o aprendiz à ampliação e aprofundamento de seus conhecimentos lingüísticos, que servirão de suportes a sua formação enquanto cidadão ativo e participativo na transformação da sociedade vigente.
Dada as exigências formacionais do mundo globalizado surge a consciência de que é preciso encontrar meios que possibilitem resultados satisfatórios tantos nas situações de comunicação oral quanto da escrita. O que requer dos profissionais da educação a redefinição do ensino de língua materna.
Neste contexto sócio evolucionais, o professor é peça fundamental como mediador do processo ensino-aprendizagem, já que as diretrizes da prática pedagógica na sala de aula são definidas por ele. Este por sua vez deve estar atento às mudanças nas esferas sociocultural, para que possa romper os elos conservadores e estáticos permeados no ambiente escolar e promover um ensino entrelaçado com tecnologia, conhecimento de mundo do educando os conteúdos propostos no sistema escolar, conscientizando-o de que aprendizagem é processo continuo de interação, colaboração e participação nas situações de aquisição de conhecimentos diversos.


REFERÊNCIA:

NUNES, Claudia. Internetês, um mundo maravilhoso. Disponível no site: http://www.seednet.mec.gov.br/artigos.php?codmateria=2502 acessado em 06/09/2008.

Site consultado: http://teleduc.cinted.ufrgs.br/cursos/aplic/index.php?cod_curso=928 acessado dia 05/09/2008.

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